A interdisciplinaridade entre as áreas de serviço social e psicologia social nos cras-centro de referência da assistência socia do município de barretos-sp
Regina Célia Ribeiro do Nascimento¹
Orientador: Prof. Ms. Márcio Henrique Silva Nalini²
RESUMO O presente estudo busca investigar a importância da prática profissional de assistentes sociais e psicólogos, entrelaçada em seus saberes específicos, direcionada aos beneficiários dos programas de transferência de renda e demais usuários habitantes dos territórios abrangentes dos CRAS do Município de Barretos-SP. A proposta tem como objetivo pontuar o papel de cada profissional diante das atividades individualizadas e das interdisciplinares, visando a gestão social sustentável no âmbito da aplicabilidade das políticas de assistência social, no que tange ao atendimento com qualidade aos usuários/beneficiários, como também ao eficaz e eficiente trabalho da equipe técnica. Os técnicos dos CRAS, psicólogos e assistentes, sociais têm buscado uma prática profissional interdisciplinar adequada à realidade, porém, a percepção e observação do cotidiano nos mostra que há necessidade de aprimoramento nas relações e maior compreensão da postura profissional de cada um. Serão enfatizadas as experiências resultantes dessa prática, bem como as possíveis sugestões ao aprimoramento da atuação interdisciplinar dessa dupla de profissionais, após a avaliação dos resultados obtidos com as entrevistas efetuadas junto aos técnicos, objetos de nosso estudo.
Palavras chave: Assistência Social. Psicologia Social. CRAS. Interdisciplinaridade.
___________________________________________________________________________
1 Psicóloga, Técnica do CRAS II de Barretos-SP, Especialista em Gestão Social Sustentável, Pesquisadora do Grupo de Pesquisa – Família – GEPEFA e Formação Profissional GEFORMSS do UNIFEB-Barretos. Rua L-8, 446, Bairro Los Ângeles, Barretos-SP, Fone: 17-3324-3577 – reginacn2@yahoo.com.br.
2.Assistente