Psicologia organizacional
Priscila Pereira da Silva Nogueira
Profª Mayara Barbosa
Graduação em Administração (ADM 31) – Psicologia
24/04/12
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo conhecer o funcionamento da psicologia dentro do ambiente profissional, um meio pelo qual o homem influencia e é influenciado. Inicialmente será feito uma breve analise sobre a psicologia cientifica e a psicologia organizacional. Em seguida passaremos a relatar sobre o adoecer psicológico do trabalhador, fazendo uma breve referencia as doenças da “modernidade” dentro do ambiente de trabalho e finalizaremos tentando compreender as relações de trabalho: suas implicações, motivações e trabalhões em equipes, buscando a satisfação na obtenção de resultados.
Palavras-chave: Psicologia, Organização, Mal do Século e Equipe.
1 INTRODUÇAO
A psicologia organizacional surgiu num período de transformação dos meios de produção, neste cenário de mudanças dos processos de produção tornava-se necessário tratar com maior objetividade questões relevantes à exploração da força de trabalho. Assim, a psicologia cientifica surge com o intuito de elaborar praticas com a finalidade de propiciar a adaptação do homem à nova realidade social, econômica e política. N estudo apresentado buscaremos a compreensão do trabalho do psicólogo nos ambientes de trabalho.
2 PSICOLOGIA CIENTIFICA
A psicologia cientifica é compreendida como a ciência que estuda o comportamento do ser humano, no que tange homem-corpo, homem-pensamento, homem-afeto e homem-ação. A psicologia surgiu como ciência na época em que o capitalismo encontrava-se em ascensão, um período caracterizado por inúmeras transformações do modo de produção dos países.
A psicologia cientifica surgiu com o intuito de elaborar praticas para adaptar o homem à nova realidade de trabalho e sociedade, estudando os fenômenos psicológicos que se referem aos processos que acontecem em nosso interno e que são construídos durante toda vida.