Relatorio
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
RELATÓRIO
TESTE DE CHAMA
DOCENTE: Fábio Dias
DISCENTE: Sheyla Oliveira
CRUZ DAS ALMAS, 02 DE ABRIL DE 2013
INTRODUÇÃO
O teste de chama é um experimento realizado para complementar o estudo, na Química Teorica, o estudo sobre o modelo atômico de Rutherford-Borh, pois foi o modelo que introduziu o conceito de transição eletrônica. O experimento consiste em identificar o elemento presente no composto através da cor da chama.
Vale lembrar que a realização desse experimento só permite uma identificação preliminar, e sua observação possui algumas limitações, como por exemplo o fato do composto ou o material utilizado estar com resíduos de sódio, que produz uma cor amarelada na chama, podendo esconder ou suavizar alguma coloração.
Para um resultado mais fiel, recomenda-se utilizar um espectroscópio.
OBJETIVO Como citado na introdução esse experimento tem como objetivo descobrir, através da cor da chama, qual o elemento que estava sendo queimado.
MATERIAIS E REAGENTES UTILIZADOS
* Bico de Bunsen * Espátula. * Fio de níquel-cromo * Vidro de relógio * Pinça de madeira * Fósforo de segurança * Solução concentrada de ácido clorídrico * Cloreto de potássio - KCℓ * Cloreto de estrôncio – SrCℓ2 * Sulfato de cobre II – CuSO4 * Cloreto de bário - BaCℓ2 * Cloreto de cálcio – CaCℓ2 * Cloreto de sódio. - NaCℓ
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL - METÓDOS
Acendeu a chama do bico de Bunsen e calibrou a entrada de ar para obter uma chama azulada quase transparente. Limpou o fio metálico que foi utilizado no experimento, mergulhando o mesmo numa solução de HCl, e em seguida o fio foi introduzido ao fogo até sua cor se apresentar rubra, para constatar que não ficou nenhum vestígio do sal utilizado no arame. Mergulhou o fio limpo na solução em estudo e introduziu o mesmo a chama observando a coloração que a chama apresenta em seguida.
O