Psicologia Organizacional
DO ALTO VALE DO ITAJAÍ
FRANCIELE BOGO
MARLOU YARA
PÂMELA C. N. DA SILVA
REGIANE SANTOS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
RIO DO SUL, SC
2012
INTRODUÇÃO
Iremos com este trabalho, analisar aspectos relevantes sobre o comportamento organizacional, que é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimento obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente. A qualidade do trabalho e o apoio recebido no ambiente de trabalho são muito mais importantes. As habilidades técnicas são necessárias, mas insuficientes para o sucesso das atividades de gestão. Os executivos não podem depender apenas de suas habilidades técnicas. Eles precisam também de habilidades interpessoais.
1. MUDANÇAS DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Segundo (Robbins 2005), até o final da década de 80, o currículo das escolas enfatizava os aspectos técnicos da gestão. Seu foco principal era em economia, contabilidade, finanças e métodos quantitativos. Temas como comportamento e habilidades interpessoais não recebiam quase nenhuma atenção. Nas últimas décadas, o conceito de Administração Geral foi mudando. Não existe mais o executivo capaz de utilizar princípios de Administração gerais e universais de maneira eficiente, em qualquer país, empresa ou setor.
Para (Pereira 2004 p.04):
“Cada organização é única, com características próprias que a diferenciam das demais, e um modelo de Administração bem-sucedido, utilizado em uma organização, não será necessariamente o ideal a ser adotado em uma outra.”.
Segundo o autor o “[...] o