Psicologia organizacional
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
PSICOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
ANÁLISE DO TRABALHO
Volta Redonda – 05/2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão abordados dois temas, a Psicologia organizacional e a Análise do trabalho. De formas claras foram feitas pesquisas e releituras de textos dados pelo professor em classe com o objetivo de estudar de forma mais profunda e especificas os temas. O trabalho será utilizado como primeira avaliação da matéria psicologia organizacional.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
A psicologia tem como definição a ciência que estuda o comportamento humano e tudo que se relaciona a ele. A psicologia organizacional tem inicio no século XX, com alguns estudos para solucionar problemas nas áreas industriais. É uma subdivisão da psicologia, podendo ser classificada como psicologia aplicada, pois trata da psicologia tanto nos estudos e pesquisas, quanto nas aplicações dos resultados.
O HOMEM, A ORGANIZAÇÃO E A BUSCA DO EQUILÍBRIO
A psicologia organizacional tem como objetivo melhorar o gerenciamento das empresas, coordenando-as para solucionar problemas e obter a otimização dos recursos humanos, podendo ser vista, por exemplo, na avaliação desempenho em uma indústria e na escolha de profissionais adequados para cargos diversos.
Os estudos relacionados a psicologia organizacional se dão desde o inicio da própria psicologia. As primeiras pesquisas são relacionadas ao desempenho no trabalho e eficiência organizacional. Os primeiros psicólogos a atuar na área buscavam aplicar princípios da psicologia dentro das indústrias. Exemplos desses profissionais, Hugo Müsterberg e Walter Dill Scot, pioneiros na psicologia industrial. O engenheiro Frederick Winslow Taylor, também foi muito importante na historia da psicologia organizacional. Após longo estudo desenvolveu a chamada