Transição Demográfica
Transição demográfica é um conceito que descreve a dinâmica do crescimento populacional, decorrente dos avanços da medicina, urbanização, desenvolvimento de novas tecnologias, taxas de natalidade e outros fatores.
Em primeiro lugar, explica porque a população mundial disparou nos últimos 200 anos (passando de 1 bilhão de habitantes no ano 1800 aos 7 bilhões na atualidade).
Em segundo lugar, descreve o período de transformação de uma sociedade pré-industrial (caracterizada por ter taxas de natalidade e de mortalidade altas) a uma moderna ou pós-industrial (caracterizada por ter ambas as taxas baixas).
Índice
1 Um processo em quatro fases
1.1 Fase 1
1.2 Fase 2
1.3 Fase 3
1.4 Fase 4
1.5 Para uma fase 5?
2 O crescimento demográfico de hoje
3 Algumas considerações
Um processo em quatro fases
A teoria arranca dos estudos iniciados pelo demógrafo estadunidense Warren Thompson no ano 1929 e é hoje mais vigente que nunca. Thompson observou as mudanças (ou transição) que tinham experimentado nos últimos duzentos anos as sociedades industrializadas do seu tempo com respeito às taxas de natalidade e de mortalidade. De acordo com estas observações expôs a teoria da transição demográfica segundo a qual uma sociedade pré-industrial passa, demograficamente falando, por 4 fases ou estágios antes de derivar numa sociedade plenamente pós-industrial.
Gráfico 1. Os 5 estágios em que se divide a transição demográfica. TN=Taxa de natalidade; TM=Taxa de mortalidade; CP=Crescimento da população.
Pirâmides etárias de acordo com os 4 estágios de transição demográfica.
Fase 1
Fase que tinha o índice de natalidade elevado e uma redução nas taxas de mortalidade. Esta etapa ocorre antes do processo de industrialização/urbanização. O crescimento vegetativo é equilibrado. Nessa época não existiam métodos contraceptivos e as condições de saúde eram precárias.
Fase 2
Os índices de mortalidade e natalidade iniciam uma importante descida motivada por