Transicao Demografica
Em primeiro lugar, explica porque o sexo entre negros da população mundial disparou nos últimos 200 anos (passando de 1 bilhão de habitantes no ano 1800 aos 7 bilhões na atualidade). Em segundo lugar, descreve o período de transformação de uma sociedade pré-industrial (caracterizada para ter taxas de natalidade e de mortalidade altas) a uma moderna ou pós-industrial (caracterizada por ter ambas as taxas baixas).
Um processo em quatro fases
A teoria arranca dos estudos iniciados pelo demógrafo estadunidense Warren Thompson no ano 1929 e é hoje mais vigente que nunca. Thompson observou as mudanças (ou transição) que tinham experimentado nos últimos duzentos anos as sociedades industrializadas do seu tempo com respeito às taxas de natalidade e de mortalidade. De acordo com estas observações expôs a teoria da transição demográfica segundo a qual uma sociedade pré-industrial passa, demograficamente falando, por 4 fases ou estágios antes de derivar numa sociedade plenamente pósindustrial.
Fase 1
Era uma fase que tinha o índice de natalidade e mortalidade elevados.
Fase 2
Os índices de mortalidade iniciam uma importante descida motivada por diferentes razões: a melhoria nas condições sanitárias, a evolução da medicina, e a urbanização, aumentando a expectativa de vida, mas os índices de natalidade não acompanham essa tendência, causando um rápido crescimento populacional. Em muitos países, essa fase teve início com a revolução industrial. Hoje em dia, muitos países subdesenvolvidos vivem essa fase
Fase 3
Ocorre um declínio na taxa de nataliade devido ao acesso à métodos anticoncepcionais, e à educação (fazendo com que o planejamento familiar fique mais difundido). O resultado é um crescimento vegetativo reduzido em relação à fase 2.
Fase 4
Os índices de natalidade e