Monografia - Pastor-mestre: a importância da atribuição de Ensino do Pastor - Parte 1
O termo pastor vem da atividade pecuária e, segundo o dicionário Michaelis1, tem o sentido de “guardador de gado”2. Observando-se a etimologia da palavra, vê-se que ela provém do termo latino pastus, que, por sua vez, vêm de pascere. Pascere é um verbo que, tendo o pastor como sujeito, é ativo e significa “apascentar”, ou seja, levar ao pasto3. Possui o significado de conduzir o rebanho provendo segurança e alimento.
Os termos bíblicos utilizados para “pastor”, no entanto, estão na língua hebraica (Antigo Testamento4) e grega (Novo Testamento). No hebraico, são utilizados os termos “h(r”5 (pastorear) e “y(r”6 (pastor). No grego é utilizado o termo “poimh/n” (pastor). “poimh/n” é uma palavra de origem indo-européia que não apenas se referia a “guardador de gado”, mas que também, frequentemente, se empregava com sentido metafórico e se referia a líderes, governantes, comandantes7. Assim como os pastores cuidam de seu rebanho, há homens com a responsabilidade de cuidar de pessoas. Por isso, vê-se na Bíblia o termo “pastor” sendo empregado a homens responsáveis por liderar e cuidar do povo de Deus.
1.2 PANORAMA BÍBLICO
1.2.1 PASTOR NO ANTIGO TESTAMENTO
As tribos da região de Canaã, mesmo antes de Israel povoar a região, já desempenhavam atividade pastoril8. Da mesma forma, Israel, desde seu patriarca Abraão, também desempenhou esta atividade (Gn 13.7; 26.14; 37.2; 2 Sm 7.8).
Devido a este ambiente pastoril em que se deu a revelação especial de Deus9 no Antigo Testamento, se observa que Javé é visto como o Pastor de Israel. Assim, como destaca Stitzinger10 (1998), o próprio Deus é o paradigma do pastor. A idéia de que Javé é como um pastor que cuida de seu povo pode ser vista desde a era dos patriarcas, conforme se vê na fala de Jacó, quando este afirma “E abençoou a José, dizendo: ‘Que o Deus, a quem serviram meus pais Abraão e Isaque, o Deus que tem sido o meu pastor em toda a minha vida até o dia de hoje’”. (Gn 48.15). Também