Microscopia
Departamento de Biologia
Campus I – Campina Grande
Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas Componente Curricular: Biologia Celular
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA Nº 01
TÍTULO
Microscopia.
ALUNO
Judite Cristina
Campina Grande, 25 de outubro de 2013.
INTRODUÇÃO
Galileu descobriu que se dispusessem duas lentes num tubo obteria um aparelho que, olhando de uma das extremidades, permitia a visualização pormenorizada de objetos distantes – o telescópio. O mesmo aparelho, quando olhado pelo extremo oposto, permitia visualizar objetos pequenos, invisíveis a olho nu – o microscópio.
É neste ponto que se estabelece uma transição do imensamente grande, para o infinitamente pequeno. No século XVII, com a Revolução Industrial, a tecnologia impõe-se. A par ocorre a “revolução científica” e começa-se a atribuir um maior valor à experimentação, o que motivou a construção e o aperfeiçoamento de vários instrumentos de laboratório, entre os quais o microscópio. Em 1590, os irmãos holandeses Francis e Zacharias Janssens, construíram o primeiro microscópio óptico composto.
E a aula de microscopia tem a finalidade de ensinar a manusear esse aparelho que tanto contribuiu e contribui para ciência. Mostrando as partes de um microscópio e suas respectivas funções, para que seja possível analisar amostras de seres vivos que não são possíveis de se ver a olho nu, em visão panorâmica e também mias aprofundada.
OBJETIVO
Compreender as partes de um microscópio e aprender a manuseá-lo de forma correta. E com isso poder, posteriormente, analisar substâncias e realizar experimentos.
MATERIAIS E MÉTODOS
Microscópio Óptico
Laminas permanentes
Células de neurônios pigmentadas.
PROCEDIMENTO
Foi apresentado o microscópio óptico, suas partes e funções.
1- Oculares: contêm as lentes oculares, as quais fornecem um poder de aumento de 10x a 15x, geralmente. É por aqui