Psicologia Organizacional
ADMINISTRAÇÃO
JOÃO CARLOS COELHO DA SILVA
MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL
NOVA VENÉCIA
2012
JOÃO CARLOS COELHO DA SILVA
MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL
Trabalho apresentado à disciplina de Psicologia Organizacional do curso de Administração da Faculdade Capixaba De Nova Venécia como requisito para obtenção de nota.
Professora: Aline Cadurini Pezzin
NOVA VENÉCIA
2012
Introdução
As pessoas, de uma forma geral, fazem ou deixam de fazer algo, em virtude de influências, sejam elas, externas ou internas. No âmbito profissional, não é diferente, as pessoas necessitam sentir vontade ou necessidade de realizar determinada tarefa ou serviço. O grau de comprometimento das pessoas com aquilo que estão realizando ou desempenhando, podemos chamar de motivação.
CONCEITO DE MOTIVAÇÃO
Motivação é o conjunto de fatores, os quais agem entre si, e determinam a conduta de um indivíduo. Dicionário Aurélio.
Fator ou conjunto de fatores, consciente ou não, que determinam uma ação ou uma atividade psíquica qualquer. Dicionário Larouse.
A palavra motivação deriva do latim motivus, movere, que significa deslocar-se, mover-se. Motivação é a força, o impulso que nos move e direciona ao comportamento de busca à satisfação de uma determinada necessidade, por isso não podemos considerá-la como simples injeção de ânimo, que deve ser aplicada de vez enquando nas pessoas, pois são as influências externas geradas consciente ou incoscientemente pelo próprio homem.
*Motivação* é um estado interno resultante de uma necessidade que desperta certo comportamento, com o objetivo de suprir essa necessidade. Os usos que uma pessoa desenvolve suas capacidades humanas dependem da sua motivação – seus desejos, carências, ambições, apetites, amores, ódios e medos. As diferentes motivações e cognições de