jogos
Quando se fala em alfabetizar entende-se a interpretação e domínio de símbolos que possam ser utilizados em outras dimensões. A alfabetização cartográfica refere-se ao processo de domínio e aprendizagem de uma linguagem constituída de símbolos, de uma linguagem gráfica (a cartografia possui códigos e símbolos definidos..
No entanto, não basta à criança desvendar o universo dos mapas; é necessário criar condições para que o aluno seja leitor crítico de mapas, fornecendo assim uma metodologia adequada para que isso aconteça. O processo de alfabetização cartográfica compõe essa apropriação e interpretação dos símbolos cartográficos, que podem oportunizar ao aluno a aplicabilidade posterior em leituras de mapas e contextos espaços-temporais.
Conforme ensinam Almeida e Passini (2008), no processo de aquisição das noções cartográficas, devem ser levadas em consideração as relações topológicas elementares, pois é com origem nestas que a pessoa se torna capaz de realizar a localização geográfica. São as primeiras relações espaciais, que se estabelecem, acompanhando o desenvolvimento da criança, e ganham uma importância no início da atividade escolar. Estas ocorrem na seguinte ordem: vizinhança, separação, ordem, envolvimento e continuidade. Para melhor compreensão, explicaremos, com base nos estudos da autoras, as características de cada uma destas relações:
a) Vizinhança - ocorre quando o sujeito é capaz de perceber os objetos lado a lado de