Psicologia organizacional
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
Administração e bacharelado
elizabeth pereira de sousa
Psicologia Organizacional
Londrina
2010
elizabeth pereira de sousa
Psicologia Organizacional
Trabalho apresentado ao Curso Administração e Bacharelado da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Psicologia Organizacional.
Professora: Sara Maria de Melo Elgenneni
Londrina 2010 Introdução
O homem é um ser social, está sempre socializando dentro de organizações sendo ela escolas, empresas públicas e privadas etc. Cada vez o homem evolui na maneira de agir e de pensar fazendo com que aumente as suas necessidades e moldando as exigências.
As organizações perceberam que precisam se aprofundar mais na análise do comportamento de seus funcionários, nas conseqüências que cada acontecimento, seja ele interno ou externo, para saber qual a dimensão do problema dentro da organização e assim, conseguir se manter e/ou se expandir no mercado que cada vez mais se torna competitivo.Várias foram às contribuições da Psicologia Organizacional no desenvolvimento do mundo que, necessitando de mudanças que possibilitassem o avanço das organizações no pensar sobre seu modo de atuação, ampliou o leque de opções e podemos ver qual a melhor forma de lidarmos com o desenvolvimento que acontece a todo tempo.
Hoje para as organizações, o capital humano é o fator principal, ela prefere investir muito mais em RH pois sabe que para um bom funcionamento, as relações tanto interna como externas devem ser ótimas, os funcionários devem ter capacidades variadas e estar satisfeitos e felizes no seu desempenhar de funções no decorrer de sua vida, seja ela dentro ou fora da organização.
a) Motivação: um dos complexos processos psicológicos básicos que ajuda a explicar o comportamento nas organizações é algo que impulsiona as pessoas a terem dado comportamento, uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a