Psicologia organizacional
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
(RECRUTAMENTO DE PESSOAL)
CARUARU, 2011
ALUNOS:
AUGUSTO LINS, JOSEFA MARCINÉIA, RICARDO DUQUE, LEÂNIA, RICARDO BARROS
TURMA: 1003 PERÍODO: 4º
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
(RECRUTAMENTO DE PESSOAL)
“Trabalho apresentado à professora Aline Brandão da disciplina de Psicologia Organizacional, como contribuição total da segunda avaliação (N2).”
CARUARU, 2011
SUMÁRIO
1) Introdução 2) Conceitos de recrutamento 3) Principais fontes de recrutamento 4) Recrutamento externo 5) Recrutamento interno 6) Recrutamento misto 7) Etapas de recrutamento 8) Cadastros de candidatos externos 9) Motivação do candidato e recrutamento de pessoal 10) Teoria de Maslow, e as necessidades humanas básicas 11) Entrevista com a psicóloga organizacional 12) Conclusão 13) Referências Bibliográficas
RECRUTAMENTO DE PESSOAL
Conceitos
Entende-se por recrutamento de pessoas, a maneira adequada de encontrar e convocar candidatos para as vagas oferecidas na empresa.
Uma boa forma de atrair candidatos adequados, profissionais e competentes é tendo a empresa um bom reconhecimento no mercado. Um bom status social. Como seria esse reconhecimento? O que a empresa terá de oferecer para obter tal status? Bem a empresa, terá de oferecer vantagens para quem busca o emprego, como uma boa remuneração, uma ótima carreira, oportunidades de desenvolvimento, clima de trabalho, desafios, qualidade de vida, segurança, entre outros. Para uma boa seleção é preciso ter um bom recrutamento, e sabemos que para tal recrutamento ser efetuado com sucesso seria necessário uma boa quantidade de candidatos, pois aumentaria a possibilidade de encontrar um funcionário adequado. Mas como mencionamos anteriormente seria necessário que a empresa apresentasse vantagens para o candidato, de forma que o atraísse para o processamento.
Principais fontes de recrutamento
São duas as