psicologia infancia
1. Introdução ---------------------------------------------------- 02
2. Sobre a S.O.S Aldeia ---------------------------------------- 03
3. A Mãe Social -------------------------------------------------- 04
4. O psicólogo no abrigo --------------------------------------- 16
5. Bibliografia --------------------------------------------------- 22
6. Conclusão ---------------------------------------------------- 23
Introdução
As instituições que lidam com crianças, quando analisadas, costumam ter os holofotes voltados exclusivamente para a criança e seu comportamento. No entanto, conhecer os profissionais que estão por detrás da cortina e são de suma importância para o funcionamento do lugar, foi o que nos motivou neste trabalho, e a abordagem do mesmo é feita a partir do ponto de vista de quem vive o dia-a-dia do abrigo Aldeia SOS em Jacarepaguá, mas não é criança. Psicólogos, mãe sociais, assistentes sociais, vigias, enfim, todos os profissionais que lidam com crianças e situações extremamente delicadas, guardam histórias e opiniões ricas para melhor compreensão de como as coisas realmente funcionam, neste caso, em um abrigo.
A Aldeia SOS de Jacarepaguá causou-nos grata surpresa assim que chegamos. Local de ampla área arborizada, contrasta com os arredores da instituição. Na ocasião, fomos recebidos por Solange, a psicóloga, que nos informou que na véspera ocorreram audiências, algo que costuma abalar o emocional das crianças. Notamos que as mesmas de fato demonstravam agitação. Todavia, estranhamos a pouca quantidade de crianças para um lugar tão grande e aparentemente com enorme oferta de vagas.
Em seguida, quando adentramos a sala de Solange para conversa em particular, recebemos a lamentável notícia de que a Aldeia SOS Jacarepaguá está com os dias contados. A TransaOlímpica passará por aquela área, interditando-a. Ficamos sabendo que, por conta disso, poucas