ensaio de temperatura
LABORATÓRIO DE ÁREA TÉRMICA
MEDIDAS DE TEMPERATURA
1 - OBJETIVO
Consolidar o conceito de temperatura no estudo de alguns medidores de temperatura convencionais e não-convencionais.
2 - INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1. Temperatura
Podemos dizer que a temperatura é a magnitude física que indica quanto frio ou quente se encontra um corpo. Geralmente as pessoas têm uma idéia intuitiva da temperatura; associa-se corpos quentes com temperaturas maiores e corpos frios com temperaturas menores; mas esta idéia é imprecisa e subjetiva e não serve para se realizar medições de temperatura.
Esta imprecisão levou os físicos a criar o termômetro, que é o instrumento que mede a temperatura com precisão em qualquer ambiente.
A temperatura é uma magnitude física muito importante nos processos termodinâmicos e de transferência de calor, já que o calor flui em forma natural (em ausência de trabalho) dos corpos mais quentes para os corpos mais frios.
2.2. Instrumentos para medição de temperatura:
Uma mudança na temperatura de um corpo, traz como conseqüência a mudança de outras variáveis físicas e alterações no corpo, como por exemplo:
Variação das dimensões, isto é, a expansão ou contração do material, na forma sólida, líquida ou gasosa.
Mudança da resistência elétrica, geralmente de metais e semicondutores.
Geração de uma tensão termoelétrica, quando são unidos dois metais diferentes a diferentes temperaturas.
Variação da intensidade e cor da radiação emitida pelo corpo aquecido.
Pode-se deduzir disto que a mudança destas variáveis pode ser utilizada para medir a temperatura, resultando assim um amplo número de instrumentos de medição de temperatura, com diferentes faixas de aplicação e precisão. Na figura 1 existe um quadro que apresenta os diferentes tipos de termômetros e suas faixas de aplicação.
2.3. Termômetros de Líquido em