Ensaio mecânico de impacto
10/02/2014
1 Introdução:
Os ensaios de impacto consistem em aplicar a um corpo de prova com presença de entalhe uma elevada taxa de carregamento por meio de impacto entre ele e condutor de energia mecânica. Como resultados dos ensaios obtém-se a energia absorvida pelo material até a fratura, ou seja, a tenacidade ao impacto.
Os tipos padronizados de ensaios de impacto mais amplamente utilizados são o Charpy e Izod. Em ambos, o corpo de prova tem o formato de uma barra de seção transversal quadrada, na qual é usinado um entalhe. Para se realizar os ensaios de impacto são necessários: a padronização do corpo de prova, um suporte rígido no qual o corpo de prova é apoiado (Charpy) ou engastado (Izod), um equipamento com um pêndulo com massa conhecida solto de uma altura suficiente para fraturar totalmente o corpo de prova e um dispositivo de escala para medir as alturas antes e depois do impacto do pêndulo.
Os principais objetivos dos ensaios de impacto é antecipar o pior conjunto de circunstâncias que poderiam provocar uma falha. Estes testes empregam condições experimentais que suprimem a capacidade do material de se deformar plasticamente, através do aumento de sua resistência mecânica, o que é conseguido pela utilização de baixas temperaturas, elevada taxa de deformação e um estado multiaxial de tensões causado pela presença do entalhe no corpo de prova.
Com o intuito de verificar os fatores descritos acima, nesta prática foram realizados ensaios de impacto Charpy em corpos de prova de aço 1020, nos quais foi medida a energia absorvida em função da temperatura de ensaio.
2 Objetivos
2.1 Objetivo Geral
A partir do ensaio de Charpy determina se o material apresenta ou não, uma temperatura de transição dúctil-frágil com o decréscimo da temperatura do material ensaiado, caso isso ocorra, determinar qual é essa temperatura.
2.2 Objetivos Específicos