Química
Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – UEZO/ RJ
Prof.: Arnaldo
Aluna: Leticia Araujo
Tecnologia em produção de fármacos
Regulação da expressão gênica em Procariotos
•
Sítios de Controle da Transcrição de DNA
Os genes são controlados por sinais extracelulares que são comunicados aos genes pelas proteínas reguladoras de dois tipos: Reguladores positivos (também conhecido por ativadores) e reguladores negativos (também conhecido por repressores). Esses reguladores são proteínas de ligação ao DNA que reconhecem sítios específicos nos genes sob seu controle ou em genes mais próximos. Para a atuação desses reguladores, primeiro a RNA-´polimerase liga-se ao promotor, formando um complexo fechado, onde as fitas de DNA permanecem unidas. Logo após, o complexo polimerasepromotor sofre transcrição para complexo aberto, em que o DNA do sítio de início da transcrição é desenrolado e a polimerase é posicionada para iniciar a transcrição. Segue-se, então o escape do promotor, a qual a polimerase deixa o promotor e começa a transcrever o gene.
Muitos promotores são regulados por ativadores que auxiliam na ligação da RNA-polimerase ao
DNA e por repressores que bloqueiam essa ligação.
Na ausência das proteínas reguladoras, a RNA-polimerase liga-se fracamente a diversos promotores, devido um ou mais promotores está ausente ou apresentar imperfeições. A polimerase consegue se ligar e realizar uma transcrição espontânea para complexo aberto inicia a transcrição.
Essa transcrição gera um baixo nível de expressão constitutiva, chamado nível basal.
Para controlar a expressão de um promotor desse tipo, um repressor precisa apenas se ligar a um sítio que se sobreponha à região de ligação da polimerase. Assim, o repressor bloqueia a ligação da polimerase ao promotor, impedindo a transcrição.
Para ativar a transcrição a partir desse promotor, um ativador auxilia a ligação da polimerase. Para isso o ativador