Psicologia geral
CAROLINE LOURENZETTI (clourenzetti@hotmail.com)
ELISAMA DE BORBA (borba.elisama@hotmail.com)
RAFAELA SAVTCHEN TAMAZZIA (rafaela@idealjoinville.com.br)
KIANE LOPES DA SILVA (kiane_kikah@hotmail.com)
SUÉLEN FLORES DE SOUZA (suh.flores@hotmail.com)
PALAVRAS-CHAVE: CORRESPONDÊNCIA BIUNÍVOCA – CRIANÇA – MÚMERO – CONSTRUÇÃO
1 INTRODUÇÃO
Os números fazem parte do cotidiano das crianças e existem muitos conceitos matemáticos que elas precisam internalizar ainda durante a primeira infância e que podem ser ensinados de diversas formas.
O primeiro conceito a ser trabalhado é a correspondência biunívoca, a qual também é chamada de relação termo a termo, que segundo Piaget (1971) é aquela que associa um elemento do grupo A com outro do grupo B, mas cada elemento só pode ser correspondido uma única vez.
A correspondência biunívoca é essencial para a construção do aprendizado da contagem, pois é a partir dela que a criança irá iniciar a construção do conceito de número.
Para a realização deste projeto, tomamos por base o pensamento lógico de uma criança de 5 anos de idade. Aplicadas as atividades, podemos perceber que em suma, o conceito trabalhado de forma lúdica facilita o ensinamento e a aprendizagem, interagindo com a criança sem deixá-la cansada e fazendo com que ela se interesse pela atividade proposta.
2 OBJETIVOS
2.1 Geral
Desenvolver na criança a noção termo a termo.
2.2 Específicos
* Internalizar o conceito de número; * Explorar o pensamento lógico matemático; * Estimular percepção visual; * Interpretar e associar figuras; * Fazer relação com experiências já vivenciadas.
3 METODOLOGIA
As atividades apresentadas a seguir resumem-se em um grupo de alunas que aplicou o projeto sobre correspondência biunívoca em uma criança do sexo masculino, com 5 anos de idade e que frequenta a pré-escola, e os analisou conforme a lógica de pensamento da mesma.
Foram três as atividades aplicadas, sendo elas de nível fácil, nível médio e