Psicologia geral
Serviço Social
título do trabalho:
Psicologia Geral
Gurupi
2010
Luci Soares Silva
título do trabalho:
Psicologia geral
Gurupi
2010
* iNTRODUÇÃO
Ao pararmos para pensar na situação da criança morar literalmente nas ruas, vemos uma realidade, mas não podemos evidenciar com certeza quais as conseqüências e marcas que ficarão no decorrer do desenvolvimento dela, um ser que está no processo de afirmar sua personalidade. Para ser um homem bem sucedido ou não, não podemos julgar generalizando, pois cada indivíduo é um ser com personalidade exclusiva.
Analisaremos dentro da psicologia Geral segundo alguns teóricos que nos proporcionaram a condição de entender a medida do possível, o porquê desta condição, de uma criança sair de sua casa e passar a morar na rua, ou seja, as causas deste problema social que assola por todos os lados.
Abordaremos neste tema o os possíveis prejuízos que pode trazer ao seu desenvolvimento a falta de afetividade familiar segundo a psicologia do desenvolvimento trazida por alguns estudiosos deste assunto.
Olhar com questionamento e confrontos este problema social o qual os olhos de muitos estão bem distante de alcançarem com profundidade, por que muitas vezes passam por eles nas ruas, mas, não têm interesse de saber o que os levou a tal atitude, como se sentem, o passado de cada um, suas aspirações e medos.
“ O que eles queriam era felicidade, era alegria, era fugir de toda aquela miséria, de toda aquela desgraça que os cercava e os estrangulava. Havia, é verdade, a grande liberdade das ruas. Mas também o abandono de qualquer carinho, a falta de todas as palavras boas.”
Jorge Amado – Capitães da Areia
* DESENVOLVIMENTO
Antes de abordarmos exatamente sobre a situação de crianças moradoras de rua não podemos deixar de apresentar alguns tópicos sobre o ser humano como um todo de acordo com a Psicologia Geral.
Traremos agora um resumo