Psicologia Geral
INSTITUIÇÃO: Faculdade de ciências aplicadas Drº Leão Sampaio
DISCIPLINA: Psicologia geral
CURSO: Psicologia
PROFESSOR: Alex Figueiredo
ALUNAS: Jéssica Feitosa Bacurau e Ana Karla Teixeira de Alencar
TURMA:314-1
QUESTIONARIO DAS PÁGINAS 31 E 44
PÁGINA 31:
1. Você leu no texto que existem a Psicologia cientifica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convivem usem essa psicologia.
Resposta: A Psicologia do senso comum é a psicologia usada no nosso cotidiano, de acordo isso, relaciono como tal, o fato de alguns dos meus amigos precisarem de mim para ouvir seus problemas, aquilo que os afligem. E até mesmo quando vejo meu sobrinho esta jogando games que envolvem lutas e peço para que o mesmo pare, pois penso que isso pode leva-lo a ser uma criança e consequentemente um adulto violento.
2. Converse sobre a Psicologia cientifica sua matéria-prima e seu enfoque. Para isso, retomem as seguintes questões:
a) Qual a matéria-prima da Psicologia? A matéria-prima da Psicologia é o ser humano no aspecto de comportamento e sentimento. De toda forma esses aspectos estão ligados a subjetividade.
b) O que é subjetividade? É algo que vária de pessoa para pessoa, é um tema que cada individuo pode interpretar à sua maneira, ou seja, de maneira diferente de acordo com suas experiências já vividas, experiências essas individuais e socioculturais.
c) Por que a subjetividade não é inata? Porque não nascemos com ela e vamos a adquirindo conforme as experiências já vivenciadas e assim formando a nossa subjetividade.
d) Por que as práticas místicas não compõe o campo da Psicologia cientifica? Por que não são construídas no campo ciência, a partir do método e dos princípios científicos, diferenciando-se assim da psicologia, isto quer dizer que estão em oposição.
PÁGINA 44
1. Construam uma linha do