PSICOLOGIA geral
Este trabalho de Psicologia Geral aborda as ideias de Wundt (Gestalista) e Watson (Behaviorista ou comportamentalista). Duas figuras importantíssimas da Psicologia que apresentam suas teorias divergentes sobre o conhecimento. Estão também destacados neste trabalho os fundadores do Gestált, suas críticas, assim como algumas experiências do Watson quando procurava sustentar as suas teorias do comportamento humano. De referir que a compreensão da Psicologia tem um papel muito importante na vida académica. Pois, ajuda a interpretar os segredos psíquicos do homem.
GESTALT – O GESTALISMO
Gestalt surge em relação ao associacionismo. O Gestalt é um termo alemão que se pode traduzir como “forma”,”figuração” entendendo também um aspecto de organização de que se entende melhor quando se fala da percepção visual.
Simultaneamente à revolução behaviorista, que juntava forças nos Estados Unidos, outra revolução começava a se manifestar na Alemanha, a revolução da Gestalt. Esta revolução ia, ainda, contra as ideias de Wundt. Para podermos entender o protesto da psicologia da Gestalt, vamos voltar para o ano de 1912. Neste ano a psicologia behaviorista começava a causar grande impacto com suas pesquisas em animais. Ela também começou a atacar Wundt e Titchener. Embora a psicologia da Gestalt e o behaviorismo terem idéias contraria a Wundt, elas são dois movimentos completamente independentes. A psicologia da Gestalt não era contra as ideias de Wundt. Eles acreditavam no valor da consciência humana, enquanto os psicólogos behavioristas descartavam a consciência. Os psicólogos da Gestalt também não aceitavam a tentativa de reduzi-la a elementos ou átomos.
Existiram alguns autores que deram sua contribuição para a psicologia da Gestalt, assim como utilizaram ideias de outro movimento filosófico que ocorreu também na psicologia da Alemanha, a fenomenologia. O enfoque na unidade da percepção encontra-se no trabalho do filósofo alemão Immanuel Kant. Ele