Dom nio Amaz nico
Localização – É o maior domínio brasileiro, com cerca de 5 milhões de km², e abrange os estados da Região Norte, além de parte do Mato Grosso e do Maranhão.
Vegetação - A floresta Amazônica é o grande destaque da vegetação do local, possuindo características: folhas grandes e grandes (latifoliada), grande variedade de espécies (heterogênea), sempre verde porque não perde as folhas no inverno (perene) e com vegetais que se adaptam ao clima úmido. podemos identificar quatro diferentes extratos na distribuição da vegetação:
- Igapó – área da floresta permanentemente alagada e onde encontramos espécies nativas como a vitória-régia, planta adaptada a essas condições de inundação.
- Mata de Várzea – áreas de inundações periódicas, de acordo com as cheias dos rios. Nesse extrato podemos destacar a presença de seringueiras (maniçoba e maçaranduba).
- Mata de Terra Firme – corresponde a áreas de terras mais altas onde encontramos árvores de grande porte, podendo atingir cerca de 65 metros.
- Campinarana – vegetação encontrada na bacia do rio Negro e caracterizada pela falta de nutrientes minerais no solo.
Clima – Por causa de sua localização equatorial, que permite forte insolação, e da atuação das massas de ar quente e úmidas, o domínio amazônico se caracteriza por baixa amplitude térmica e ausência de estações secas. Na área central, as temperaturas médias atingem em torno de 24ºC a 27ºC, e os índices pluviométricos em geral são superiores a 1700 milímetros, chegando a alcançar 3500 milímetros, características que justificam a classificação de clima equatorial quente e úmido.
Fauna - A Floresta Amazônica possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo, nessa floresta reside uma grande variedade de seres vivos, vegetal e animal. Alguns registros e pesquisas revelam que na Floresta Amazônica, existem aproximadamente cerca de 1.800 espécies diferentes de aves, 2.500 de peixes, 320 de mamíferos e dezenas de espécies de répteis, anfíbios e milhões de