Proposta
UNIOESTE- CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU
CENTRO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
ENGENHARIA MECÂNICA
PROPOSTA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ANÁLISE DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE EM UMA INSTALAÇÃO DE GERAÇÃO DE ENERGIA A PARTIR DO BIOGÁS.
Acadêmico: Caio César Vilha de Oliveira
Orientadora: Juliana Fenner Ruas Lucas Coorientador: Antônio Marcos Hachisuca
Foz do Iguaçu, 15 de abril de 2015
1.IDENTIFICAÇÃO
1.1. ÁREA OU LINHA DE PESQUISA:
Nome:
Engenharia de Produção/ Higiene e Segurança do Trabalho
Código:
3.08.00.00-5/3.08.01.03-6
1.2. PALAVRAS CHAVES:
1. Segurança do trabalho
2. Biogás
3. Insalubridade e Periculosidade
2. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Com o aumento generalizado da demanda por energia elétrica, normalmente associado com a não correspondente geração, fontes alternativas de energias renováveis vêm sendo consideradas e diferentes projetos têm sido desenvolvidos para tentar suprir essa necessidade.
Na região oeste do Paraná, uma fonte alternativa que vem ganhando destaque é o uso do biogás para a geração de energia elétrica. A princípio, o biogás era um subproduto do processo de tratamento anaeróbico de resíduos agroindustriais em biodigestores, rico em metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), que era desprezado, sendo queimado em flares para não ser liberado no ambiente.
Seu aproveitamento na região para produzir energia, torna-se exeqüível devido à grande quantidade e variedade de resíduos orgânicos disponíveis: resíduos de atividades agropecuárias e agroindustriais, lixo e esgotos domésticos, entre outros.
Para que ocorra o aproveitamento energético do biogás, diversos processos e, consequentemente, muitas pessoas, são necessários. Na operação e manutenção de biodigestores, gasodutos e equipamentos associados a estes para gerar energia, é importante o atendimento a normas técnicas específicas e de segurança para que se garanta a