psicologia genética
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Lilian Lima de Matos RA- 9978023605
Trabalho de Psicologia da Aprendizagem
CAMPINAS / SP
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET
A Epistemologia Genética proposta por Piaget é essencialmente baseada na inteligência e na construção do conhecimento e visa responder não só como os homens, sozinhos ou em conjunto, constroem conhecimentos, mas também por quais processos e por que etapas eles conseguem fazer. Jean Piaget ganhou notoriedade como psicólogo infantil, mas não era à criança que sua atenção científica estava voltada; sua preocupação era pela capacidade do conhecimento humano e pelo seu desenvolvimento. E como, na sua visão, a criança é o ser que mais notoriamente constrói conhecimento, suas pesquisas e observações voltaram-se para a construção e aquisição de conhecimento pelos homens na idade infantil e na adolescência.
Teoria da Equilibração (Adaptação)
A obra de Piaget reuniu um grande número de conceitos que são extremamente importantes para a devida compreensão de sua Epistemologia Genética. Os trabalhos iniciais de sua pesquisa levaram-no a formular a Teoria da Equilibração.
Não satisfeito com a teoria exposta, Piaget apresentou, quase 20 anos depois, uma reformulação de sua teoria do desenvolvimento cognitivo. Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo se dá por interações entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
A Equilibração acontece a partir da relação dialética entre o sujeito e o objeto através dos processos de assimilação e acomodação:
Assimilação consiste na tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da estrutura cognitiva que ele possui naquele momento específico da sua existência. Em outras palavras, assimilação significa interpretação, ou seja, ver o mundo não é simplesmente olhar o mundo, mas é