Psicologia - Funcionalismo
O movimento funcionalista tinha como interesse responder como a mente funciona e como se adapta ao meio ambiente. Interessa-se por tudo que é prático e útil. Darwin contribuiu para a Psicologia com a psicologia animal. A psicologia Animal defende que a mente humana evolui a partir de mentes mais primitivas, e que então pode-se comparar o comportamento entre o homem e o animal. Esta sua teoria permitiu o estudo das funções da consciência e o foco nas diferenças individuais. Darwin também propôs que as expressões faciais assemelham-se as emoções (aspectos inatos.
Galton criou a teoria da hereditariedade e as diferenças individuais, desdobrando-se em herança mental, e no conceito da ‘Eugenia’, ou seja, o aperfeiçoamento da raça humana. A sua tese afirmava que um homem notável teria filhos notáveis. O objetivo de Galton era incentivar o nascimento de indivíduos mais notáveis ou mais aptos na sociedade e desencorajar o nascimento dos inaptos.
Utilizou os métodos estatísticos aplicados na psicologia e constatou que as características mentais são como as físicas, ou seja, seguem uma curva de distribuição normal na população. Criou também o método de correlação, onde as características herdadas tendem a regredir na direção da média.
2- Explique (não apenas citar) os postulados da escola Funcionalista de Chicago?
Os princípios funcionalistas se converteram em escolas no final do século XIX, e justamente em duas das mais novas universidades americanas: Chicago e Columbia. Nessas escolas marca-se o que se pode designar como orientação funcionalista propriamente dita. A escola de Chicago com Dewey, Angell e Carr e a de Columbia com Thorndike e Woodworth.
Dewey escreveu em 1896 um artigo (o conceito de arco reflexo na psicologia) que foi o ponto de partida da psicologia funcional. O objeto de estudo da psicologia de Dewey é o organismo inteiro e seu