Capitulo 8 psicologia aplicada: a herança do funcionalismo
Alimentos como carne, peixe e leite se encaixam na lista de alimentos com fontes rica em vitamina B12, também conhecida como cobalamina. O nutriente não se limita a produtos de origem animal, mas os alimentos de origem vegetal contém B12 em quantidades muito menores. O corpo humano absorve os nutrientes de forma mais eficiente do que com suplementos vitamínicos, de modo a consumir alimentos com fontes ricas em vitamina B12 é a melhor maneira de obter a ingestão diária recomendada. Nenhum animal ou planta pode fabricar vitamina B12 por conta própria, assim os organismos com a maior capacidade de armazenar os nutrientes os terão em maiores concentrações. Os alimentos com ricas fontes da vitamina B12 são todos provenientes de animais, embora algumas plantas apresentem os nutrientes em pequenas concentrações.
FONTES VEGETAIS DE VITAMINA B12: Plantas marinhas, e cianobactérias (algas azuis), levedura de cerveja, e alimentos de origem vegetais fermentados.
FONTES ANIMAIS DE VITAMINA B12: Fígado, sardinha, carne de veado, camarão, caranguejo, lagosta, caviar, salmão, ostras, carne bovina, cordeiro, bacalhau, iogurte, leite, queijo e ovo.
FONTES SUPLEMENTARES DE VITAMINA B12: Podem ser encontradas em multivitamínicos, vitaminas do complexo B, e suplementos individuais.
2- CONSEQUÊNCIAS DA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA B12:
É uma vitamina necessária para o desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso. Sem ela, a mielina que recobre os nervos (como a capa de proteção faz com os fios elétricos) sofre um desgaste que recebe o nome de desmielinização, processo que ocorre tanto em neurônios de nervos periféricos, quanto naqueles da substância branca do cérebro. A falta de vitamina B12 leva à anemia e a neuropatia nos seres humanos com vários sintomas, incluindo fraqueza, cansaço, falta de ar, sensação de latejar e dormência, língua dorida, perda de apetite e de peso, perda do paladar e do olfato, impotência,