Psicologia esportiva
O presente projeto de pesquisa busca compreender o alcance que a Psicologia Esportiva pode obter no Esporte e no resultado dos atletas. A Psicologia Esportiva tem como objetivo promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho esportivo.
Bloqueio emocional, nervosismo, ansiedade pré-competitiva, insônias, confiança, medo da derrota, pressão, raiva, pensamentos destrutivos, estresse, concentração, determinação, motivação, ativação, metas, rotinas pré-competitivas, relaxamento, fadiga, tensão, superação, mentalização, excesso de treinamento, liderança dos técnicos, união do grupo, lesões, controle da dor e diversos outros comportamentos e emoções fazem parte da atividade do atleta de alto rendimento e é matéria prima de trabalho do Psicólogo Esportivo.
A condição psicológica do atleta conta tanto quanto a condição física. Para que haja um bom resultado é preciso que mente e corpo estejam em sintonia.
O objetivo geral da Psicologia Esportiva é garantir que o atleta esteja preparado psicologicamente tanto para atuar plenamente dentro do Esporte que pratica quanto em situações adversas que possam influencia-lo no seu desempenho profissional.
A psicóloga da Seleção Brasileira de Vôlei, Sâmia Hallage, quando foi contratada pela CBV para acompanhar as jogadoras no Grand Prix de 2004, procurou trabalhar no coletivo com o time e, posteriormente, de acordo com as necessidades de cada atleta desenvolveu um trabalho direcionado a concentração e controle das emoções, além de gerenciar o nível de stress. Este trabalho possibilitou um rendimento positivo considerável.
Enfim, esta pesquisa será realizada dentro dos clubes, comissões técnicas, academias e centros de treinamentos e consiste no estudo comportamental dos atletas e do ambiente à sua