Oficina de artesanato
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO ANUAL 2012
EDUCADORA: Susana Isabel dos Santos Cabaldi
FORMAÇÃO: Cursando licenciatura em Pedagogia em Orientação e Supervisão Educacional (FACINTER).
PÚBLICO ALVO: Crianças e adolescentes com faixa etário de 6 a 18 anos incompleto em vulnerabilidade social, do Programa AABB Comunidade.
JUSTIFICATIVA:
A história do artesanato tem início no mundo com a própria história do homem, pois a necessidade de se produzir bens de utilidades e uso rotineiro, e ate mesmo adornos, expressou a capacidade produtiva e criativa como forma de trabalho o artesanato é uma manifestação cultural muito utilizada que faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região.
Sendo assim trabalhar o artesanato com crianças em estado de vulnerabilidade social, é uma forma de suscitar nelas a criatividade, através da criação dos objetivos propostos para construção; a autoestima, através da percepção de sua capacidade de criação; a sustentabilidade, pois através da produção artesanal, a criança leva até as famílias o aprendizado que poderá construir para o sustento da família através da produção e comercialização dos objetos confeccionados por eles.
A oficina de artesanato busca desenvolver nos alunos habilidades manuais e cognitivas despertando em cada um o desejo de socializar com seus pares o seu aprendizado.
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver habilidades manuais através do contato direto dos alunos com o universo do trabalho informal, experimentando materiais e técnicas que poderão utilizar futuramente na produção de objetos artesanais e assim gerar renda.
OBJETIVOS ESPEÍFICOS:
*Desenvolver a criatividade e habilidade específicas de cada um dos indivíduos;
*Proporcionar o contato com diversos tipos de artesanato.
*Explorar a pontecialidade de criação de cada aluno.
*Estimular a produção artesanal como fonte de renda familiar;
*Despertar o senso de coletividade.
METODOLOGIA:
A psicologia