Psicologia esportiva - Resenha
Victor de Lacerda
Resenha
Psicologia Desportiva
A psicologia aplicada à esportes de alto rendimento vem crescendo muito ao longo dos anos e o tema volta a rondar a cabeça de muitos brasileiros, obviamente após uma dura derrota da seleção brasileira por 7 a 1 para os alemães. Para muitos, a derrota se deu no emocional dos jogadores, que por serem em sua maioria muito jovens não suportaram a pressão de defender o país em sua própria casa. O país vem de intensas manifestações populares, instabilidades políticas, um princípio de um amadurecimento crítico e estes fatores, de fato, podem ter pesado sobre os jogadores de futebol que nos representavam na “Copa das copas”.
A psicologia desportiva é uma área da psicologia que visa promover a saúde, a comunicação, as relações interpessoais, a liderança e a melhora do desempenho técnico e físico. A primeira etapa para promover a saúde é ajudar o atleta a conhecer os motivos pelos quais escolheu determinado esporte e quais são os seus objetivos em relação a ele. Quando o atleta conhece o que o mantém treinando, quais os esforços necessários ao realizar aquele esporte, tem mais condições de prever e controlar seu comportamento. É imprescindível que o atleta aprenda a identificar as condições que estão mantendo o seu comportamento, pois assim ele poderá ter mais convicção e compromisso com o esporte. É o compromisso que permitirá o trabalho com as técnicas para a melhora do rendimento.
O trabalho de concentração visa ensinar o atleta a focalizar a atenção naquilo que é relevante. Para isso o atleta tem que saber o que é relevante no seu esporte e o que é relevante para ele no momento da competição. Neste contexto, o psicólogo do esporte vai ensinar o atleta a se comportar de maneira mais eficaz sob determinadas condições. Vai ensiná-lo como, onde, com que intensidade, por quanto tempo se concentrar. Um dos suportes principais também é o emocional, proporcionando condições