psicologia esportiva
1 – Segundo Samulski, qual o objetivo da Psicologia Desportiva?
O objetivo da psicologia desportiva, segundo Samulski são algumas questões a respeito da transmissão de conhecimento sobre psicologia esportiva e capacidades psicológicas para a educação prática nos diversos setores de aplicação no esporte e a sua intervenção na prática, através do desenvolvimento das medidas de intervenção psicológica para o ensino, treinamento, competição e terapia. Além de, técnicas em metodologia de pesquisa psicológica.
2 – Como explicar a relação Psicologia / Esporte e Psicologia / Educação Física?
A relação Psicologia/Esporte atua no âmbito desportivo. Pode-se compreender com um processo intencional entre o atleta e o psicólogo, dirigido e regulado psiquicamente e realizado por meio de movimentos e comportamentos técnico-táticos e sociais.
A relação Psicologia/ Educação Física entende-se por ação humana, com o processo consciente, intencional, dinâmico, motivado dirigido à uma meta, direcionado e regulado psiquicamente e realizado por meio diferentes formas de comportamento dentro de um contexto social.
3 –Quais as atribuições da Psicologia do esporte?
São amplas as atribuições da psicologia no esporte como :
- Pesquisar os fenômenos psíquicos, a ação psíquica e o jogo de força no limite da capacidade normal do homem;
- Examinar as causas e os efeitos dos fenômenos e das ocorrências psíquicas que se desenvolvem no homem, antes, durante e após a competição;
- Se preocupa com análise e modificações dos processos psíquicos e de ações desportivas;
- Analisar as bases e os efeitos psíquicos das ações esportivas, considerando por um lado à análise dos processos psíquicos básicos e por outro lado a realização das tarefas práticas do diagnóstico e da intervenção; - Garantir a constituição, desenvolvimento e aperfeiçoamento da formação da personalidade do desportista e suas capacidades psicológicas envolvidas na atividade.
4