Praticas de Administração
Este trabalho discute alguns aspectos do mercado de trabalho do setor público, buscando estabelecer correlações e comparações com o mercado de trabalho do setor privado, de forma a ressaltar eventuais distorções entre ambos, e detalhando as características observadas na administração pública.
.
Comparação das Práticas de Administração do Setor Público com Setor Privado
No processo de contratação, pelo setor público, de uma consultoria baseada em planejamento estratégico, em geral os gestores têm muitas dúvidas sobre a metodologia de reforma mais adequada que devem aplicar nas organizações por eles administradas. Embora haja muitas dessas oferecendo métodos que prometem implementar planejamento estratégico, eles não podem ser aplicados com eficácia na esfera pública, mesmo quando passam por revisão e adaptações, pois foram desenvolvidos para atender o setor privado, cujas regras são exclusivamente as do mercado.
Por isso, modernizar, reformar e melhorar a organização pública passa, necessariamente, pelo conhecimento das ciências e técnicas de governo.
Para acabar de vez com a confusão reinante sobre o que é planejamento público como suporte das decisões de cada dia do gestor, este documento apresenta uma distinção entre os modelos de planejamento hoje empregados na reforma das instituições públicas (muitas vezes oriundos e adaptados das metodologias desenhadas para a iniciativa privada) e o único de fato desenhado para o âmbito público, o PES – Planejamento Estratégico Situacional. Essa distinção se faz por que enquanto o âmbito público deve dar respostas aos problemas que afligem a população, o privado, por sua natureza, atende as organizações privadas que perseguem o lucro e sua manutenção no mercado, para não desaparecer, ou serem engolidas pela concorrência.
O assunto em pauta é recorrente. E a confusão em torno dele só fez aumentar nos últimos tempos em função do relativo e