Psicologia Educacional
Ana Margarida Gaspar
Filipa Moreira
Helena Rebelo
Raquel Cruz
(Isto das vertentes e tudo na página faz parte das caraterísticas, como a tua parte que é “ o que é a psicologia educacional”, ou seja, a definição em si, e as características também se inserem ai não pus logo tudo aqui para poderes fazer ) As diversas Vertentes da psicologia educacional:
Os mecanismos de aprendizagem tanto nas crianças como nos adultos
A eficácia das estratégias educacionais utilizadas
O estudo funcionamento da instituição em questão enquanto organização
.
Psicologia educacional refere-se a pesquisa teórica. Muitas vezes confunde-se a Psicopedagogia com a Psicologia Escolar( subdisciplinas aplicadas) , apesar de se poderem dizer interligadas, diferenciam-se entre si por 3 aspetos: quanto à origem, quanto à formação e quanto à atuação.
Enquanto que a Psicopedagogia surgiu com o objetivo de tratar dificuldades de aprendizagem especifica, é aberta a profissionais de diferentes áreas( neuropsicologia, medicina) e funciona como uma área interdisciplinar tanto psicológica como pedagógica, a Psicologia Escolar surgiu como o objetivo de compreender as causas do fracasso de certas crianças no âmbito escolar, sendo uma especialização na área de psicologia e por isso predominantemente psicológica.
( acrescentei algumas coisas como te disse porque cenas tu sabes ahah)
Umas vez que o seu saber visa compreender várias dimensões da aprendizagem humana , os Psicólogos Educacionais podem atuar tanto na saúde como na educação .
Pode trabalhar por exemplo com crianças hospitalizadas para estas lidarem com a situação ou no campo empresarial contribuindo com a melhoria das relações interpessoas dos membros da empresa.
Alguns psicólogos de educação centram o desenvolvimento do seu trabalho nas capacidades e na necessidade das crianças com dificuldades de aprendizagem.
Algumas das principais áreas de reflexão da Psicopedagogia segundo