A Afetividadem Na Aprendizagem Texto Dupla

566 palavras 3 páginas
A importância da afetividade nos relacionamentos e interações dentro de uma sala de aula virtual e sua influência na aprendizagem dos participantes.
Geisy Graziela Magri Bortolucci Monica Padilha dos Santos

A afetividade dentro do processo de aprendizagem se constitui como uma facilitadora do processo educativo em que o aluno se sente “ cuidado” pelo professor e se torna estimulado a buscar pela construção do seu conhecimento. Dentro dos estudos sobre afetividade na aprendizagem, acredita-se que o lado afetivo exerça uma grande influência no desenvolvimento cognitivo dos alunos, pois quando um aluno se sente respeitado e estimulado pelo professor, ele se sentirá segura e estimulado a aprender. Isso é facilmente comprovado através de um bom relacionamento entre o professor e o aluno.
Vygotsky, Piaget e Wallon, bem como outros teóricos que buscaram compreender a afetividade no processo ensino e aprendizagem, afirmam que ainda que a mesma não consiga alterar o funcionamento da inteligência, tem impacto significante no desenvolvimento das estruturas da mesma. Prova disso, é que muitos estudantes, necessitam de ligação afetiva para permanecer em seu curso; caso contrario, a frustração, o sentimento de incapacidade e a solidão, serão decisivos para o abandono dos estudos.
Para Saltini (2008), o professor deve dominar mais que conhecimentos teóricos. Ele deve elaborar estratégias que permitam conhecer o seu aluno, compreende-lo. Para Cunha (2008, p.67)

[...] o que vai dar qualidade ou vai modificar a qualidade do aprendizado é o afeto. São nossas emoções que nos ajuda a interpretar os processos químicos, elétricos, biológicos e sociais que experenciamos, e a vivencia da experiência que amamos é que determinará a nossa qualidade de vida. Por essa razão todos estão aptos a aprender quando amarem, quando desejarem, quando forem felizes.

Existem pesquisas que evidenciam que estudantes que abandonam de seus estudos por razões relacionadas a

Relacionados