Psicologia do trânsito
Das atividades realizadas na Clinica de Transito são: avaliações psicológicas, entrevistas e liberação de candidatos à CNH, renovação, troca ou adição de categorias das mesmas. A população frequente na clínica é na faixa etária de 18 à 65 anos, sendo variável no gênero e classe social.
Avaliações Psicológicas
Ao todo são realizados quatro tipos de testes:
• Palográfico
Este teste consiste no objetivo de avaliar aspectos da personalidade, relevantes aos futuros ou até então motoristas que estão renovando, trocando ou fazendo mudança de categoria. Este teste é chamado de palográfico ou também conhecido popularmente por “teste dos palzinhos”. O palográfico avalia a adaptação (em relação à tarefa solicitada), a expressão (estilo da resposta do sujeito) e a projeção (necessidades e qualidades atribuídas aos outros).
A aplicação do teste pode ser tanto individual quanto coletivo, tem duração total de 5 minutos, sendo que anteriormente há um treino que tem a duração de 2 minutos e meio, onde seu objetivo é fazer desaparecer as inibições naturais que qualquer teste produz. No treino o aplicador controla o tempo a cada 30 segundos e no teste que seria a segunda etapa, será a cada 1 minuto, dizendo a palavra: “sinal”, quando então o candidato deve fazer um traço horizontal e continuar a tarefa. Os materiais utilizados são: a folha do teste e lápis preto.
Quanto à correção, é feita de forma quantitativa e qualitativa. Avalia-se de forma quantitativa a produtividade e a nível oscilação rítmica (NOR), já a qualitativa analisa-se a forma dos palos, seu alinhamento, tamanho e distanciamento tanto de um para o outro, como também as linhas.
• TACOM
Avalia a atenção concentrada, onde é a função mental em que os interesses de focalização (dos estímulos) são dirigidos a um centro onde existe apenas um estímulo ou onde está reunido um grupo de estímulos que tenham características em comum. Deve ser realizado o mais rápido possível.
A