Psicologia do trabalho
Instituto Florence de Ensino
PSICOLOGIA DO TRABALHO
ABSENTEÍSMO E SUAS CAUSAS
ALUNAS: JOELMA, VIVIANE, NEIDIELY, LUSIANE E JORDANA
PROF: VAGNER MORAIS
DICIPLINA: PSICOLOGIA DO TRABALHO
SALA: 207 / NOTURNO
SÃO LUIS
JANEIRO
2014
INTRODUÇÃO
O absenteísmo é um problema para a empresa, seja ele causado por motivos de saúde ocupacional (acidentes típico de trabalho, de trajeto, doenças do trabalho ou doenças ocupacionais) ou assistencial (doenças comuns, tratamentos médicos ou odontológicos, cirurgias) ou ainda por motivos que não por saúde (doação de sangue, luto ou por motivos de ordem legal).
O médico do trabalho, o gestor de pessoas (RH), a diretoria da empresa, as chefias e encarregados devem tomar todas as medidas a seu alcance para inibir a falta ao trabalho, seja justificada ou não.
Cabe a chefia ou encarregado na suspeita de doença ou queixa em relação à limitação funcional ao trabalho desenvolvido pelo funcionário encaminhar este funcionário para avaliação médica com a finalidade de dirimir dúvidas. De preferência, orientar para marcar consulta.
ABSENTEÍSMO E SUAS CAUSAS
As empresas são formadas por pessoas. Elas constituem o capital intelectual da organização, entretanto, como pessoas, estas não são máquinas e por tal motivo sofrem de algumas circunstâncias que as fazem se ausentar do trabalho.
Estas faltas dão-se o nome de absenteísmo, ou seja, é o período em que os funcionários não estão produzindo seja por quaisquer motivos.
Para se estudar as causas do absenteísmo deve se tomar certos cuidados, pois, nem sempre as falhas estão nas pessoas, mas sim, nas corporações.
Muitas das causas podem ser descritas como sendo falha na cultura da empresa, como, trabalhos rotineiros que desmotivam funcionários e os motivam a se ausentar do trabalho, condições de trabalho desfavoráveis, empobrecimento de cargos e tarefas, pressões psicológicas de chefes, desmotivação