psicologia do trabalho
1) Relacionamento Interpessoal É a competência para administrar relacionamentos e criar redes. Capacidade de encontrar pontos em comum e cultivar afinidades. Envolve habilidades de comunicação e cooperação. Características a serem observadas e/ ou desenvolvidas para um bom e eficaz relacionamento interpessoal:
Eficácia para trabalhar em equipe
Influência
Liderança
Gestão de conflitos
Catalisador das mudanças
Criar sinergia
O relacionamento interpessoal faz referência a todo e qualquer processo que envolva interação humana. Dá-se por via de influência recíproca entre um sujeito e outro, independente de sua forma de manifestação ser comportamental, verbal ou não verbal, pois até mesmo as projeções de pensamentos ou simples reações físicas deixarão implícito algum conteúdo.
O ato de relacionar-se implica em muita complexidade por ser contínuo, sempre estamos influindo pessoas e sendo influídos por outras, a conexão entre seres é uma via de vai e volta, assim como damos, recebemos concomitante. Não existe possibilidade de esquivarmo-nos de ser incutidos pelas pessoas que nos rodeiam. Apenas delineamos quem somos a partir do outro. Não é raro o fato de o ambiente de trabalho ser por nós mais tempo frequentado do que nosso circulo familiar. Passamos demasiado tempo do nosso dia no circuito profissional onde grande parte dos relacionamentos interpessoais ocorre, e juntamente, os conflitos.
Toda e qualquer interação entre pessoas não foge da eventualidade de conflitos, sejam eles simples ou de maior complexidade, não há como fugir deles, já que cada pessoa é única e tem seu jeito singular de pensar e agir, no entanto, eles devem ser trabalhados para que não promovam resultados desagradáveis ou até mesmo o rompimento da relação.
Tolerância é uma característica chave para que relacionamentos se estabeleçam de maneira saudável. A habilidade de relevar situações