psicologia do esporte
Práticas Emergentes /
Psicologia do Esporte
Surgimento
No final do século XIX, já existiam estudos e pesquisas de questões psicofisiológicas no esporte. Depois na década de 1920, surgiram os primeiros laboratórios e institutos de psicologia do esporte sendo na antiga União Soviética, Estados Unidos, Japão e na Alemanha.
Em 1965 foi fundada em Roma a Sociedade Internacional de Psicologia do esporte (ISSP – InternationalSocietyof Sport Psychology), realizou-se 11 congressos mundiais. A ISSP possui um órgão oficial de publicação, o InternationalJournalof Sport PsychologyandExercise, no qual os psicólogos do esporte de todo o mundo podem publicar os resultados de suas pesquisas.
No inicio da década de 1970, deu se inicio no desenvolvimento da psicologia do esporte na América Latina, e em 1979 foi fundada a Sociedade Brasileira de Psicologia do Esporte, da Atividade Física e da Recreação (SOBRAPE).
Em 1991 o Brasil ocupava a liderança da América Latina, devido aos números de congressos e simpósios realizados, e pelo grande número de volumes publicados e a quantidade de laboratórios já existentes.
Definição da Psicologia do Esporte
A psicologia representa uma das disciplinas da ciência do esporte e constitui um campo da psicologia aplicada.
Segundo Nitch (1989) “A psicologia do esporte analisa as bases e efeitos psíquicos das ações esportivas, considerando por um lado a análise de processos psíquicos básicos (Cognição, Motivação, emoção), e por outro lado a realização de tarefas práticas do diagnóstico da intervenção.”
Segundo a Federação Européia de Associações de Psicologia do Esporte- FEPSAC (1996) – Psicologia do esporte refere-se a fundamentos psicológicos, processos e consequências da regulação psicológica das atividades relacionadas ao esporte, das pessoas que praticam os mesmos. O estudo esta voltadas para as dimensões psicológicas da conduta humana, afetiva cognitiva, motivadora ou sensório-motora.
A