PSICOLOGIA DO ESPORTE EM TEMPOS GLOBAIS
Esse trabalho aborda sobre a psicologia do esporte, onde que foi criada em Roma, em 1965, a primeira sociedade internacional da psicologia do esporte, onde a área da psicologia fala sobre a mente que afeta o corpo no esporte e na atividade física, e que a psicologia do esporte, preocupa com o desenvolvimento psicofísico, com o comportamento e o rendimento do atleta, e que esteja dando qualidades de vida para os indivíduos, e trazendo benefícios psicológicos para os atletas, e que a psicologia do esporte pode ser dividida em cinco períodos, e os psicólogos do esporte desempenham três papeis básicos em suas atividades sendo elas: conduzir, pesquisar, e ensinar, para que os professores repassam para seus alunos. Existem dois tipos de especialidades na psicologia do esporte: psicologia esportiva clínica e psicologia esportiva educacional.
UM BREVE HISTÓRICO
Em 1965 em Roma foi criada a Sociedade Internacional de Psicologia do Esporte, por ser um estudo novo se explica a falta ainda, de estudos que analisam seu nascimento e desenvolvimento.
Uma das primeiras publicações que se tem notícia é de Schulte, em 1921. Até a década de 70 tem-se pouco estudo, Psicologia do Esporte foi consolidando-se bem lentamente, quando passou a ser visto em, jornais, boletins, revistas, e livros específicos.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A denominação Psicologia do Esporte leva naturalmente o leitor a pensar que é uma área da Psicologia interessada em estudar de forma sistemática o esporte e seus fenômenos.
Numa visão aristotélica, a Psicologia do Esporte é sem duvida uma via de mão dupla onde a mente afeta o corpo (nos esportes e na atividade física) bem como o caminho pelo qual a pratica esportiva e as atividades físicas afetam a mente, na procura do ser humano por uma melhor qualidade de vida. A Psicologia do esporte começou a ser desenvolvida na ultima década do século passado e os