PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO
Sua importância e aplicabilidade pratica.
Todo ambiente educacional está organizado para promover a aprendizagem e o desenvolvimento do ser humano. Isto justifica uma linha com grandes contribuições de filósofos, psicólogos, pesquisadores que se encontram comprometidos com o processo de desenvolvimento humano.
A psicologia da aprendizagem aplicada à educação e ao ensino busca mostrar que, através da interação entre professor e aluno, é possível a aquisição do saber.
Jean Piaget (1896-1980), fundador do construtivismo, define-o como a teoria do desenvolvimento do conhecimento em resultado de uma interação com o meio.
Partindo desse pressuposto a função do professor é a de criar situações favorecedoras de aprendizagem, ele poderá utilizar estratégias coerentes com a metodologia dialética como, por exemplo, pesquisas, jogos educativos, debates, dramatizações e trabalho em grupo, com objetivo propor reflexões aos alunos.
Nesse sentido o papel do professor é de criar situações compatíveis com o nível de desenvolvimento de cada educando, assim ele exercerá um papel ativo e construirá seu conhecimento. O Construtivismo valoriza o conhecimento prévio do aluno. A aprendizagem é um processo ativo, no qual o significado é o desenvolvimento com base em experiência.
A construção do conhecimento pelos educandos é fruto de sua ação, fazendo com que eles se tornem cada vez mais autônomo intelectualmente. Desenvolver todas as competências necessárias ao aluno é um trabalho diário de dedicação, compromisso e responsabilidade.
O professor deve conhecer as estruturas cognitivas de cada educando e diferenciar suas habilidades e seu desenvolvimento para uma maior satisfação em sala de aula, sempre tendo embasamento no convívio fora da escola, pois o aluno inicia o seu desenvolvimento em casa com os seus familiares, o professor terá que entender suas dificuldades ou até mesmo seus progressos.
O professor tem que conhecer o