trabalho
4.1. Local do estudo e Periodo de estudo
O estudo será realizado, no Abrigo Doce Lar localizada na Rua Maestro Nelson Ferreira, 371 Bairro Piedade -Recife-PE, conforme Carta de Anuência (Apêndice 1), e na Pousada geriátrica Rosa de Saron localizada na Rua Major Médico Vicente Fonseca Vieira Matos, 700 - Candeias - Jaboatão dos Guararapes / PE (Apêndice 2) no período de março a junho 2014.
4.2. Tipo do Estudo
Trata-se de um ensaio clínico de intervenção fisioterapêutica, que será realizado através da utilização da música por pacientes institucionalizados com quadros depressivos cujos resultados serão avaliados por meio da comparação das avaliações individuais de cada paciente, realizadas anterior e posteriormente à intervenção terapêutica.
4.3. Amostra
O estudo será realizado com indivíduos com quadro depressivos que estejam institucionalizados há mais de seis meses de ambos os sexos e frequentadores do Abrigo Doce Lar e Pousada Geriátrica Rosa de Saron. A amostra será composta por 15 pacientes que aceitem participar do estudo e se comprometam a completar as 20 sessões de intervenção fisioterapêutica com o auxílio da música. Os pacientes serão selecionados por conveniência, de acordo com os seguintes critérios de inclusão e exclusão:
4.3.1. Critérios de inclusão:
Idade igual ou acima de 60 anos, institucionalizados há mais de seis meses.
4.3.2. Critérios de exclusão
Distúbios sensoriais, impossibilidade de locomoção/marcha, dependentes do leito, doenças neurodegenerativas e individuos analfabetos.
4.4. Variáveis:
Idade,tempo de institucionalização, grau da depressão, contato com a família.
4.5. Coleta de Dados
Os dados do serão colhidos através da Escala de avaliação da depressão de Yasavage amplamente utilizada e validada como instrumento diagnóstico de depressão em pacientes idosos. A versão será composta de 30 itens com duas opções de respostas; Sim e Não onde