psicologia da saúde e o novo paradgma
Psicologia da saúde e o novo paradigma: novo paradigma?*
Dinorah Gioia-Martins
Armando Rocha Júnior
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Resumo: Objetiva-se refletir sobre o modelo de profissional de Psicologia no Brasil. A saída dos psicólogos da clínica privada para uma preocupação maior com o contexto social traz um aumento de interesse na área da saúde, ampliando-se o espaço público e as demandas do contexto institucional. A Psicologia da Saúde surge, então, da necessidade de promover a saúde e de pensar o processo saúde-doença como um fenômeno social. Discutemse a natureza da intervenção primária, secundária e terciária, os modelos de intervenção curativa e preventiva e o Paradigma emergente em oposição ao tradicional. Enfatiza-se necessidade de conhecer a Instituição, a realidade da Saúde Pública no Brasil, favorecendo uma visão crítica da Psicologia em relação ao adoecer, à hospitalização e às relações socioculturais. Conclui-se que a capacitação dos futuros profissionais deve enfatizar a especificidade de ação, possibilitar o desenvolvimento de reflexão crítica acerca do papel do psicólogo, de sua inserção e identidade profissional, numa visão biopsicossocial.
Palavras-chave: Psicologia da Saúde; Formação; Prevenção; Psicologia Clínica.
HEALTH PSYCHOLOGY AND THE NEW PARADIGM: NEW PARADIGM?
Abstract: The present article aims at reflecting on psychology’s professional model in
Brazil. The psychologists’ departure from the private clinic to a greater concern with the social context leads to an increased interest in the health area, extending to the public sphere and to the demands of the institutional context. Health Psychology springs from the need to foster health and to think about the health-illness process as a social phenomenon.
We discuss the nature of primary, secondary and tertiary intervention, the models of curative and preventive intervention and the emergent paradigm in opposition to