Psicologia da matematica
O estudo teve o objetivo de investigar como os professores compreendem o significado da avaliação na sua prática docente. Nessa direção, para compreender o significado da avaliação escolar foi necessário investigar o que os professores entendiam por educação, por processo de aprendizagem e, consequentemente, sobre a avaliação. Assim, são apresentados os resultados e discursões da pesquisa direcionada para os profissionais da área de matemática.
As análises foram realizadas ancoradas nas ideias de Luckesi 2006,os professores utilizam as provas como instrumentos de ameaça e tortura prévia admitindo ser um elemento motivador da aprendizagem, fazendo uma entrevista descritiva e direta para quatro professores da rede municipal de ensino das cidades de Canindé de São Francisco, Monte Alegre e Poço Redondo, todas elas no Estado de Sergipe .Todos os entrevistados são graduados e pós graduados na área de matemática e dois com mestrado em educação da mesma.Com base nas respostas do questionário direcionado aos professores deu para se notar que a maior dificuldade de lidar com as novas práticas educativas e avaliativas são as mudanças muito rápidas que acontece a cada semestre que não permite a assimilação da instituição em relação aos conteúdos aplicados, existe carência em todas as disciplinas mais especialmente em matemática.
A luta dos professores por mudanças é muito grande, na maioria das vezes eles buscam caminhos diferentes para dar aula como jogos em sala de aula, pesquisa de campo, ou até mesmo um conteúdo contextualizado. Ha evidências de alunos com problemas de aprendizagem e esse despreparo do docente é onde na maioria das vezes dificulta a sequência de determinado assuntos e principalmente os resultados.
Para Freitas (2010), o processo de avaliação autoriza o poder da escola e do professor, tarefa que é desenvolvida no âmbito escolar a mando dos objetivos educacionais da sociedade capitalista, que ver o ser sem questionamentos