Psicologia da Educação e Aprendizagem
UNOPAR
Mônica da Trindade Salgado Guimarães
Psicologia da Educação e Aprendizagem
MANHUAÇU-MG
2014
Psicologia da Educação e Aprendizagem
O texto discute conceitos fundamentais da teoria Henri Wallon para a compreensão da dimensão afetiva e sua relevância no desenvolvimento do processo ensino — aprendizagem. A primeira parte analisa o processo ensino — aprendizagem como unidade, na qual a relação interpessoal professor-aluno é fator determinante. Na segunda, é justificada a escolha dessa teoria para iluminar a questão da afetividade no processo ensino-aprendizagem. Na terceira, é discutido o conjunto afetividade em seus vários componentes (emoções, sentimentos e paixão), bem como o seu papel nos diferentes estágios de desenvolvimento.
Introdução
O objetivo primeiro deste texto é expor conceitos fundamentais da teoria walloniana para a compreensão da dimensão afetiva e de sua relevância no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Outro objetivo é suscitar reflexões sobre a prática daqueles que forem afetados pelo texto.
Os conceitos priorizados, decorrentes da teoria de desenvolvimento de Henri Wallon, serão:
• processo de integração em dois sentidos: — integração organismo-meio — integração dos conjuntos funcionais
• concepção de afetividade: — emoções — sentimentos — paixão
• evolução da afetividade: — o papel da afetividade nos diferentes estágios
Por que a seleção dessas questões?
• porque podem indicar possíveis direções, que consideramos essenciais para levar em conta quando se pretende um ensino-aprendizagem mais produtivo e mais satisfatório, tanto para o professor como para o aluno.
No pólo ensino temos um professor que, para atingir seus objetivos, deve ter clareza de alguns pontos:
• que, ao desempenhar todas as suas tarefas no cotidiano escolar, revela diferentes saberes (conhecimento específico de sua área e de como comunicá-la aos alunos, habilidades de relacionamento