Psicologia da Educação resumo
Portfólio
O que aprendi:
No decorrer da disciplina pude compreender melhor as relações entre o indivíduo e a aprendizagem a partir de diferentes abordagens de diferentes teóricos sobre o tema em questão.
O psicólogo americano Skinner tenta explicar em sua teoria, a aprendizagem como algo mecânico que pode ser adquirida e moldada através do comportamento que é decorrente de estímulos externos. Seu principal conceito é o do condicionamento operante, que se trata de um mecanismo que condiciona um comportamento através de uma recompensa fisiológica em relação a certo estímulo externo.
Para Jean Piaget o conhecimento é construído a partir da relação do homem com o meio. Sua perspectiva construtivista o conhecimento começa com a ação do sujeito sobre o objeto, e nessa operação do objeto, bruto e sem substancialidade própria, o homem compreende e transforma sua percepção sobre o objeto.
Para Henry Wallon uma criança nasce como um ser emocional e à medida que vai se desenvolvendo vai se tornando um ser sócio-cognitivo, que adquire o conhecimento através da relação social que torna possível essa absorção através de simbolismos como a fala e a escrita.
Para Lev S. Vygotski, a criança nasce inserida no meio-social da família, neste meio é onde primeiramente se desenvolvem as primeiras relações de interação com os outros. O conhecimento é nasce nas interações sociais e sua produção tem raiz nas condições culturais e histórica em que um indivíduo está inserido
Auto-Avaliação
O compartilhamento destas informações tornou possível para mim, uma inter-relação mais rica entre a teoria e a prática sobre a questão da educação. E, embora eu não tenha sido um aluno muito presente principalmente na parte final do curso, as aulas, seminários e compartilhamentos ajudaram a reforçar vários conceitos que eu já havia visto em outras matérias de educação, mas, principalmente, me apresentaram novos rumos possíveis para melhorar a