Psicologia da Educação (resumo)
Tema III- Uma visão psicológica da aprendizagem humana e suas diferentes concepções teóricas
Capítulo VI - Panorama Teórico da Psicologia da Aprendizagem
Múltiplas e variadas são as teorias psicológicas que se encarregam de explicar os fenômenos e o processo de aprendizagem, em psicologia sempre existem várias teorias para explicar uma questão de estudo. Por esse motivo é que buscando conhecer e explicar a aprendizagem várias teorias foram elaboradas por seus estudiosos ao longo do tempo e todas elas representam o ponto de vista de seu ator, a orientação de suas pesquisas e estudos, como também a delimitação de seu objeto de estudo. A aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
6.2-Teorias da Psicologia da Aprendizagem
As teorias da aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré existente e o novo conhecimento. É sim uma construção de conhecimentos e não seria apenas inteligência.
Inatismo: Acreditando que o homem já nasce pronto este, por sua vez, é concebido como um se ativo com capacidades e qualidades básicas que são personalidade, valores, hábitos ,crenças,forma de pensar e etc...
Ambientalismo ou Empirismo:O homem é visto como uma tábula rasa que vai acumulando conhecimentos a partir das sensações e das experiências que lhe ocorrem.A aprendizagem, assim é concebida como um processo de experiência e também como o resultado da experiência vivida pelo sujeito em seu contato com o meio.
Interacionismo: Para os interacionistas na infância os homens iniciam o desenvolvimento cognitivo procurando sempre compreender aquilo que vivenciam e explicar aquilo que para eles é estranho construindo hipóteses que