Impotância da TI nas Organizações
Resumo: O Artigo define a nova era em que vivemos, a era da Informação. Em todos os lugares, com foco educacional e empresarial, vemos o que o termo globalização é utilizado. Mas porque essa tal globalização e evolução desta era é possível? Graças a velocidade das informações onde cada clique é compartilhado em segundos.
As empresas vivem esse exato momento, troca de informações instantâneas, diretas e como alinhar, administrar e organizar tudo isso? É aí que entra a Tecnologia da Informação(TI) dentro deste cenário.
Antes víamos que as grandes empresas e organizações utilizavam a TI somente de forma superficial, nas operações de maquinário e suporte, onde era vista como a parte de baixo, sem muita influência e não estratégico. Com a evolução, notamos que a TI saiu deste estágio, onde era tratado se forma simplista, para obter papel de destaque dentro das organizações e empresas, sendo utilizada de forma direta nas principais estratégias da empresa.
A informação é peça chave para uma empresa nos dias de hoje, portanto, ter um aliado tão poderoso como o TI, se tornou necessidade imediata e primordial. Na corrida do hipermercado em que se encontram as grandes organizações, qualquer informação perdida representa prejuízo, mas por outro lado, qualquer informação adiantada e evoluída, representa um possível ganho ou um não desperdício.
Com isso os problemas e desafios diários, passaram a ser integrados de forma direta com a TI. A TI então, deixou de ser somente o setor que cuidava de um monitor quebrado, ou de um microcomputador que parou de funcionar, para ter papel efetivo no gerenciamento e administração de informações de uma organização ou empresa.
Sendo assim, passaram a ser utilizados diversos meios, como os sistemas próprios e evoluídos de cada empresa, ou seja, softwares específicos e diretamente ligados aos bancos de dados, em algumas situações interligando