Psicologia da educação compartilhando saberes
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO COMPARTILHANDO SABERES
CAPÍTULO 1
1) Como os ditados popularmente conhecidos “pau que nasce torto morre torto” e “filho de peixinho é” podem ser relacionados com as concepções sobre o processo de aprendizagem de alguns professores? Esses dois ditados populares no processo de aprendizagem já fazem com o que o professor rotule o indivíduo que está nesse processo como aquele que já nasceu tendo como referência a vivência com os pais, e trás ela no decorrer da sua vida, como aquele “pau que nasce torto morre” demonstra que o indivíduo vai seguir os mesmos exemplos, sem ter a chance de melhorar ou até de aprender e “filho de peixinho é” por ser tanto para o lado positivo ou negativo, na verdade isso é um erro, pois o indivíduo vive em transformação e cabe ao educador tentar fazer o melhor para alterar essa decorrência da vida dessa pessoa no processo de aprendizagem.
2) A partir do capítulo, explique a afirmação “Ao contrário de outros seres vivos, o homem não tem natureza, ou melhor, a natureza é a história”. Isso significa que o homem transforma seu ser através de sua história, ele nasce de forma natural, mas aos poucos vai se transformando no seu meio, e tudo a sua volta vai levando-o a construir sua identidade através das vivências, pois o homem que não perpassa todas as etapas de seu desenvolvimento é aquele imaturo e muitas vezes inconseqüente, pois o homem tem fazer a sua história, sua cultura, fazer-se importante no mundo e participar ativamente do mesmo, transformando a sua evolução a cada momento.
3) Aponte três momentos em que, no Brasil, a Psicologia foi chamada a contribuir com a Educação. As décadas de 20 e 30 representaram um momento de efervescência educacional. Muitos intelectuais proporão reformas educacionais que colaboravam com os princípios da Escola Nova, que remetia uma reforma social através da reforma educacional. Havia o interesse em programar um