PSICOLOGIA DA EDUCAC A O
CURSO DE PEDAGOGIA
MÓDULO 1
DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
BRUNA JAMILLI PINHEIRO DE OLIVEIRA
ABRIL DE 2015
1. INTRODUÇÃO
A psicologia da educação é uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e a educação" (Coll, 2004, p. vii) cujo objeto de estudo são os processos de mudança (e.g. desenvolvimento, aprendizagem e socialização) que ocorrem nas pessoas na sequência da sua participação numa ampla gama de situações e atividades educacionais. Trata-se de um acontecimento independente da idade e outras características concretas das pessoas e dos traços específicos das situações e atividades educacionais, não se circunscrevendo às que ocorrem em contexto escolar (Coll et al., 2004).
A maioria dos autores considera o processo ensino-aprendizagem como o objeto fundamental desta ciência ou o estudo científico da aprendizagem e do ensino, principalmente quando se trata de formação de professores. Contudo, importa também abranger a educação familiar da criança e do adolescente, considerando que o processo ensino-aprendizagem não se limita ao aspecto puramente cognitivista, sendo também afetivo-motivacional, diferencial, desenvolvimental, ultrapassando o contexto escolar.
2. FUNDAMENTOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Todo o processo a cognição que abrange as diferentes atividades da mente humana surge através da interação da pessoa com meio físico e social. Isso significa que não há inteligência inata mas que ela é construída a partir da interação. O construtivismo piagetiano explica a passagem de um nível de menor conhecimento para um de maior conhecimento. É preciso entender que ao mesmo tempo que o sujeito constrói o objeto , constrói a si mesmo como sujeito. Isso quer dizer que toda a construção de nossa inteligência e de nossa compreensão da realidade processa-se a partir da adaptação e da organização.
Começando por Gestalt, também conhecida como Teoria da Boa Forma. Para a Gestalt as estruturas