Função do pâncreas na digestão
Função do pâncreas na digestão – Exócrino
O inicio da digestão começa na boca, onde ocorrem processos físicos e mecânica, ou seja a mastigação do alimento ingerido, mas já na boca ocorre o processo químico que se da a ação das enzimas do suco salivar, a saliva secretada pela glândula salivar e esse suco salivar é rico em ptialina e é a enzima que vai digerir o amido que por sua vez está presente em vários alimentos.
Depois esse alimento seguirá pela faringe, pelo esôfago até o estomago. No estômago nos vamos ter o suco gástrico estomacal que ajuda a digerir o alimento, mas ele tem caráter ácido na presença das proteínas, ou seja quando há alimento no estomago. Esse ácido clorídrico (HCl) produzido pelo próprio estomago não atua quebrando, digerindo ou machucando o próprio estomago, claro que o muco produzido aqui (...) é que protege o estomago contra o ácido.
Mas esse ácido clorídrico que passa a fazer parte do alimento denominando essa mistura de quimo, sai do estomago e vai para o intestino delgado (duodeno), que é onde haverá absorção, sendo assim o duodeno não pode ter essa camada protetora de muco que o estomago tem, porque ele precisa poder absorver os alimentos. Então como proteger o nosso duodeno que não tem muco protetor da ação do ácido clorídrico que vai entrar nesse junto com o alimento?
Nesse caso entra em ação o nosso pâncreas. Quando o alimento quimo sair do estomago, passar pelo piloro e cair no duodeno, a parede do duodeno percebe a presença do ácido