Psicologia da aprendizagem
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
MISLAINE CRISTINA MARCHE
ATIVIDADE INDIVIDUAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
CERRO AZUL
2012
NÚCLEO DE ENSINO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA – OFERTA ESPECIAL
MISLAINE CRISTINA MARCHE
POLO VON MULLER BERNECK
TURMA: 1200
ATIVIDADE INDIVIDUAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Trabalho apresentado como instrumento de avaliação da(s) disciplina(s) de Psicologia da Aprendizagem do curso de Pedagogia – oferta especial.
Docentes: Carlos Eduardo de Souza Gonçalves.
CERRO AZUL
2012
ATIVIDADE INDIVIDUAL
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
1) APRESENTE UMA REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DA INTELIGENCIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA SOCIEDADE ATUAL, MARCADA PELAS MUDANÇAS E AVANÇOS TECONOLOGICOS.
Primeiramente é necessário definir o que é inteligência. Tudo o que é construído é inteligência e conhecimento. Para Piaget, entretanto, significa algo diferente na nossa usual compreensão destas palavras. Realmente ele usa ambos os termos para se referir à mesma coisa – a inteligência adaptativa do indivíduo, ou seu conhecimento é “conhecimento” no amplo sentido. É diferente do conhecimento no sentido restrito, no qual o termo se refere a uma pequena informação de fato. Para uma criança conseguir compreender uma informação especifica é necessário que ela desenvolva uma estrutura de conhecimento no sentido amplo, tendo organizado uma totalidade estrutural coerente, pois cada conceito é sustentado por uma rede completa de outros conceitos. Piaget define “aprendizagem no sentido amplo” e “aprendizagem no sentido restrito”. A criança pode aprender que alguma coisa chama-se “xícara”, ou “lua” ou “dinossauro”, ou que aquela planta precisa de água para crescer. Há aprendizagens específicas, mas a criança pode também aprender a